18 Fevereiro
Por
Tua Saúde

Mitos e verdades sobre carne vermelha e carne branca

Todo mundo fala que se deve aumentar o consumo de carnes brancas e peixes, mas você sabe diferenciar carne vermelha de carne branca? E os cortes das carnes, quais são melhores e quais são os piores para a saúde?

Quais são as carnes vermelhas e quais são as brancas?

As carnes vermelhas incluem as de vaca, de vitela, de porco, de cordeiro, de carneiro, de cavalo, de cabra, de coelho e de avestruz, enquanto as carnes brancas são as de frango, pato, peru, ganso e peixes. Em geral, as aves são carnes brancas e os animais de 4 patas são carnes vermelhas, mas a classificação das carnes depende da cor, da origem do animal, do tipo de músculo e do pH da carne, não existindo uma forma simples e confiável de fazer essa diferenciação.

Carne branca é melhor que carne vermelha

Verdade. As carnes brancas, especialmente os peixes, são melhores para a saúde do que as carnes vermelhas porque, em geral, possuem menos gordura e colesterol, sendo também mais fáceis de digerir. No entanto, apenas o consumo em excesso da carne vermelha é que traz prejuízos à saúde como problemas cardiovasculares e colesterol alto, pois o ideal é fazer uma alimentação equilibrada, que pode incluir todos os tipos de carne.

Comer carne vermelha à noite faz mal

Mentira. A carne vermelha pode ser consumida à noite, pois assim como qualquer outro alimento, ela só faz mal se for consumida em excesso, pois acaba prejudicando a digestão e deixando a sensação de azia e estômago cheio.

Carne branca não engorda

Mentira. Apesar de conter menos gordura, a carne branca também engorda quando consumida em excesso, principalmente quando consumida com molhos calóricos, como o molho branco e molho de 4 queijos.

Carne mal passada faz mal

Depende da origem da carne. Consumir carnes mal passadas só faz mal à saúde se ela estiver contaminada com parasitas como a tênia ou bactérias que causam infecção intestinal. Assim, deve-se sempre comprar carnes em locais que garantam seu processamento e origem, pois apenas o cozimento adequado elimina a contaminação de carnes não seguras.

Carne de porco faz mal

Mentira. Assim como a carne de vaca, a carne de porco só faz mal se estiver contaminada e se não for bem cozida, mas quando um cozimento adequado é feito, essa carne também é segura para consumo. Veja mais em: Comer carne de porco faz mal à saúde?

Que carnes devo preferir?

Deve-se preferir o consumo de peixes, especialmente os ricos em gorduras boas, como sardinha, atum e salmão, de aves, especialmente a região do peito, e cortes magros de carnes vermelhas, como patinho, maminha, músculo, lagarto, filé mignon, coxão duro, coxão mole, bisteca e lombo.

Que carnes devo evitar?

Deve-se evitar cortes de carnes com muita gordura, como picanha, costela e miúdos, como fígado, rins, coração e intestino. Além disso, deve-se retirar toda a gordura visível das carnes antes do preparo, pois durante o cozimento parte da gordura acaba entrando no músculo da carne, o que impede sua retirada na hora de comer.

Também é importante lembrar que as carnes com mais gordura e as processadas, como bacon, toucinho, salsicha, linguiça e salame, são as mais prejudiciais à saúde, devendo serem evitadas.

Voltar

Outras Notícias

09 de Novembro de 2015

Comer mais refeições caseiras reduz o risco de diabetes tipo 2

21 de Janeiro de 2016

Dor de dente: o que está causando a sua?

13 de Novembro de 2017

Unimed RN retoma atendimento aos Beneficiários da UERN