11 Fevereiro
Por
Tua Saúde

Desodorante aumenta o risco de câncer de mama?

Aparentemente os desodorantes antitranspirantes não estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver câncer de mama, pois não existem estudos que confirmem que as substâncias usadas para produzir esses produtos causem câncer.

Os desodorantes são usados para remover o odor das axilas, enquanto os antitranspirantes ou anti perspirantes têm o objetivo de evitar ou reduzir a quantidade de suor produzido nas axilas, mas esses produtos só atuam nas glândulas que produzem suor, não afetando as células mamárias.

Por que o câncer acontece próximo da axila

O câncer de mama normalmente se desenvolve próxima à axila, mas não devido ao uso de desodorantes, e sim porque é nesta região que se encontram a maior parte das glândulas mamárias, o que faz com que a chance de câncer seja maior nessa região do corpo.

Fatores de risco para o câncer de mama

Os principais fatores de risco para desenvolver câncer de mama são: histórico familiar; obesidade; alimentação inadequada; tabagismo; idade acima de 60 anos. Assim, para prevenir o câncer de mama deve-se ter uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e alimentos integrais, fazer atividade física para ajudar a controlar o peso e parar de fumar.

Além disso, é importante fazer o auto exame mensalmente e ir ao médico todos os anos, para conseguir identificar o aparecimento de nódulos logo no início, facilitando seu diagnóstico e tratamento.

 

Voltar

Outras Notícias

28 de Novembro de 2017

Menstruação na gravidez é sinal de alerta

04 de Maio de 2016

12 causas de Formigamento no corpo

15 de Fevereiro de 2016

Ter cistos nos ovários não é sinônimo de infertilidade